Foto: Janaína Wille (Diário)
Por meio da tecnologia, a Justiça Eleitoral tenta acabar com um antigo problema que os eleitores enfrentavam às vésperas das eleições. Geralmente só usado no dia do pleito, o título eleitoral, muitas vezes, acaba esquecido no fundo da gaveta. Encontrar ele antes da votação é, para algumas pessoas, uma dor de cabeça. Há, inclusive, quem não vote nas eleições simplesmente porque não achou o documento. Pensando nisso, pela primeira vez, a Justiça Eleitoral disponibilizou um aplicativo que emite a 2ª via do documento instantaneamente.
Justiça eleitoral de Santa Maria divulga nomes de mesários convocados para as eleições. Veja a lista
O e-Título pode ser baixado na Google Play, App Store, ou ainda no site da Justiça Eleitoral. Com o aplicativo instalado, o eleitor precisa fazer o cadastramento informando o nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome da mãe e nome do pai. Quando esses dados forem preenchidos, instantaneamente, o aplicativo irá emitir a segunda via do título eleitoral. Mas, caso você tenha perdido seu título, a dica é dar uma conferida na Carteira de Trabalho ou se dirigir até a Justiça Eleitoral para poder anotar o número do título.
Para o chefe do cartório eleitoral de Santa Maria, Vinícius Teixeira, o e-Título veio para ficar. Ele diz que o sistema é totalmente seguro e que vai ajudar os eleitores, caso percam o documento original.
- O e-Título é completamente seguro. Ele é muito importante porque, muitas vezes, o eleitor esquece onde deixou o título. Além disso, quando o eleitor colocar seus dados, ele vai saber onde precisa se dirigir para votar. Apesar de ser a primeira vez, o uso do título eletrônico tende a se ampliar cada vez mais - afirma o chefe do cartório.
RECADASTRAMENTO
- No dia das eleições, quem já fez o recadastramento biométrico não precisa levar nenhum documento para se identificar, além do e-Título. Nele, irão constar todas as informações necessárias para o mesário autorizar o voto, inclusive, a foto do eleitor.
- Já quem não fez o recadastramento biométrico precisa levar, além do e-Título, qualquer documento original com foto. Pode ser o RG, carteira de trabalho ou passaporte, por exemplo.
- Até agora, cerca de 5 milhões de pessoas baixaram o aplicativo pela Google Play. Já a loja virtual da App Store não divulga o número de aplicativos.
- Pela primeira vez, o eleitor pode obter a segunda via do título via celular
- Basta baixar o aplicativo e-título no celular (disponível na Google Play e App Store ou no endereço)
- Assim que abrir o aplicativo, o eleitor precisa informar o nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome da mãe e nome do pai
- À medida que esses dados forem preenchidos, o aplicativo gera o título eleitoral eletrônico, conhecido como e-título
- O eleitor pode fazer o cadastro no e-Título a qualquer momento, inclusive, no dia da votação
NO DIA DAS ELEIÇÕES
- O eleitor que já fez o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral não precisa levar nenhum documento, além do e-título, no dia da eleição. No aplicativo, todas as informações necessárias ( zona e seção eleitoral) para realizar a votação estarão disponíveis
- Quem ainda não fez o recadastramento biométrico, deve levar, junto ao e-título, qualquer documento original com foto, como RG, carteira de trabalho ou passaporte